Convocatória para integrar a obra Dandismo de Patrick Ziza (Ruanda/Reino Unido)

Este chamamento tem como objetivo a seleção de 20 performers nacionais para participação no espetáculo Dandismo, com Ziza Patrick (Ruanda / Reino Unido) e o artista convidado Ricardo Januario (Brasil).

PALCO COMMÚSICA

8/15/20252 min ler

a man in a suit and hat holding a red umbrella
a man in a suit and hat holding a red umbrella

Os performers selecionados participarão de residência criativa com os artistas, além de se apresentar na Bienal Sesc de Dança e no Cultura Inglesa Festival, entre 16 de setembro e 5 de outubro.

A montagem brasileira é fruto de uma parceria entre o SESC e o Cultura Inglesa Festival, e contará com a participação de 20 performers brasileiros, selecionados por meio de convocatória pública, sendo 10 selecionados residentes em Campinas e região e 10 de outras cidades. Os performers participarão de uma residência artística com os dois coreógrafos, durante a qual será criada uma nova montagem, que incorpora aspectos estético-políticos do contexto brasileiro, além de contemplar as singularidades e contribuições de cada participante.

Sobre o espetáculo

O espetáculo Dandismo (Dandyism) transforma moda e estilo em formas de resistência, por meio da dança, da música e do teatro. Criado originalmente por Ziza Patrick — artista interdisciplinar e coreógrafo nascido em Ruanda e radicado no Reino Unido — o trabalho ganha uma nova versão em colaboração com o coreógrafo brasileiro Ricardo Januário .

O trabalho é inspirado no espírito dos Sapeurs — os revolucionários do estilo no Congo, que transformaram a moda em liberdade durante a era colonial. Por meio de uma fusão impactante de dança de rua e contemporânea, os performers apresentam um manifesto sobre identidade, ancestralidade e orgulho inabalável, incorporando uma estética que continua influenciando a moda e a cultura global até hoje.

Requisitos:

Convidamos bailarinos, coreógrafos, artistas do corpo e da performance, bem como músicos, instrumentistas e cantores, de todos os gêneros. Este chamamento priorizará inscrições de pessoas negras e indígenas. A residência terá como objetivo a criação coletiva de uma versão brasileira do espetáculo, incorporando as singularidades e contribuições dos performers, sob condução dos coreógrafos Ziza Patrick (Ruanda/Inglaterra, Ricardo Januario (Brasil) e a coreógrafa ensaiadora Joanne Bernard.

É necessário ter mais de 18 anos para participar da atividade.

Residência criativa

A participação na residência é obrigatória para integrar a apresentação.

Residências: De 16/09 a 26/09, das 14h às 18h;

Apresentações em Campinas: 26 e 27 de outubro

Apresentações em São Paulo:

Condições de participação:

Os inscritos deverão ter disponibilidade total para participação na residência e nas datas das apresentações. Acesse aqui as informações completas do chamamento e o cronograma.

Serão selecionados 10 performers residentes em Campinas e região. Para aqueles residentes em outras regiões será oferecida hospedagem durante a residência e apresentações (quartos duplos).

O Sesc oferecerá ajuda de custo para os dias de ensaio e cachês para os dias de apresentação - o detalhamento da proposta orçamentária será informada com as confirmações de participação.

Inscrições até 20 de agosto. O resultado será comunicado por e-mail e nas redes sociais do Cultura Inglesa Festival

Link para inscrição https://bit.ly/4mEBCSi