Sons da Resistência 121

Mais uma edição incrível de criações sonoras: Thaíde (BR), Complexo de Vira-Lata (BR) e Voodoo Drummer (GR)

RÁDIO EXPEDIÇÃO COMMÚSICA

5/14/20255 min ler

Sons da Resistência 121

Ouça em

commusica.radio.br

Aplicativo oficial disponível para download

Sexta-feira 16/5, 22h (UTC-3 Brasília)

Reprise na segunda-feira, 19/5, a partir das 19h (UTC-3 Brasília)

Sons da Resistência é retransmitido pelas rádios italianas JApp e Euro Indie Music.

Bandas da edição e músicas escolhidas:

Thaíde (BR)

O Nosso Rap

Ritmo e Poesia

O Meu Nome não é Xande


Complexo de Vira-Lata (BR)

Quem Sabe um Dia

O Gênio

Voa Ave


Voodoo Drummer (GR)

Voodoo Drummer Duo - Drunk Dionysus

Voodoo Drummer Duo - Elf Dance (Moondog)

Voodoo Drummer Duo - PINK FLOYD IN ⅞ , com feat. J Coltrane




Sobre

Thaíde (Brasil)

Thaíde é um dos principais nomes do Hip Hop no Brasil, com uma trajetória de 41 anos que se confunde com a história da cultura no país. Pioneiro no breaking, logo se destacou como MC, DJ, compositor e produtor. Além da música, Thaíde atuou como apresentador em programas como A Liga e Manos e Minas, e participou de filmes como Antônia, Dois Coelhos e O Homem Cordial. Atualmente é repórter no programa Melhor da Noite, da Band, e possui um projeto como DJ, Thaíde nas Quadradas, resgatando a história dos bailes.

“O Nosso Rap” é uma parceria inédita entre Thaíde e MV Bill. O single, que antecipa o aguardado álbum “Corpo Fechado, Mente Aberta”, é um tributo à força e à história do Hip Hop nacional, trazendo versos que exaltam a caminhada de ambos os artistas e a importância da cultura de rua no Brasil. A faixa já tem videoclipe e o novo som está na Rádio Expedição CoMMúsica. “O processo de criação dessa faixa foi inesperado e especial. Eu enviei um áudio pro Bill explicando uma ideia, mas acho que estava no bluetooth e ele não ouviu direito. No fim, ele escreveu um verso totalmente diferente do que eu tinha pensado, e eu resolvi abraçar isso como um presente. A gente acabou trocando rimas elogiando um ao outro, porque pra `falar mal tem vários, né?”, conta Thaíde.

Com produção de Felipe Mayfield, “O Nosso Rap” traz um groove contagiante embalado pelo som do berimbau, gravado por um músico brasileiro radicado na Holanda, criando um elo entre o rap e as tradições musicais afro-brasileiras. O clipe da faixa foi gravado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, onde MV Bill cresceu e construiu sua história, reforçando a conexão entre a música e a vivência periférica.

A gravação foi viabilizada pelo ator João Felix em conexão com a Apenas Produções, equipe de Thaíde. João é integrante do Instituto Arteiros, uma organização sem fins lucrativos que atua há 14 anos na comunidade promovendo projetos de arte e educação. O ator, que faz parte do elenco da série "Cidade de Deus: A Luta Não Para", da HBO Max, foi essencial para conectar a Apenas Produções com o Instituto, que tem MV Bill como um parceiro de longa data. O rapper é um dos padrinhos do pré-vestibular popular do Instituto, reforçando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da juventude da periferia.

O single faz parte do álbum “Corpo Fechado, Mente Aberta”, que chegou às plataformas no dia 9 de maio e traz 13 faixas, dentre elas as já lançadas: Terra da Garoa, Ritmo e Poesia e O Meu Nome Não é Xande.

Thaíde nas redes:

Spotify - YouTube - Instagram - TikTok

Mais sobre Thaíde:

https://commusica.com.br/2024/11/05/thaide-lanca-o-s…e-ritmo-e-poesia/

https://commusica.com.br/2024/09/20/thaide-reflete-s…ta-fazendo-valer/



Complexo de Vira-Lata (Brasil)

Complexo de Vira-Lata é o trabalho musical do compositor, cantor e multi-instrumentista Júlio Vieira, que classifica as canções como "um rock meio sério, meio escrachado". As letras abordam questões comportamentais, sociais e políticas, com poesia e, por vezes, com uma pitada de bom humor. Com mais de 25 músicas oficialmente lançadas, Complexo de Vira-Lata começou como uma banda, mas, aos poucos, o compositor foi assumindo todas as funções do grupo até sua transformação num trabalho solo, mantendo porém o nome Complexo de Vira-Lata para a obra. Nascido em São Paulo, as influências musicais do compositor são diversas, do rock clássico ao blues, passando pelo rock independente brasileiro e por músicas regionais e experimentais. O álbum "Homem Sensato" possui 11 músicas e está disponível no Spotify, Deezer e Youtube desde 2020. A partir de dezembro de 2021, Complexo de Vira-Lata passou a lançar músicas no formato single e, de lá para cá, foram lançadas mais 13 músicas em todas as plataformas de streaming. As faixas vêm tocando em diversas rádios de rock, blues e MPB alternativas do Brasil e do exterior.

O talento e a originalidade do Complexo de Vira-Lata têm chamado a atenção de diversos ouvintes e críticos musicais, com posts de reconhecimento na Expedição CoMMúsica. Sua abordagem única e suas letras impactantes têm conquistado fãs em todo o país e além das fronteiras.

O Complexo de Vira-Lata é um projeto musical que merece ser ouvido e apreciado. Com suas composições inteligentes e uma sonoridade envolvente, eles conseguem transmitir mensagens importantes de uma forma única e cativante. Se você está em busca de novas experiências musicais, não deixe de conferir o trabalho da banda de um homem só. Você certamente não irá se arrepender!

Mais sobre a Complexo de Vira-Lata:

https://commusica.com.br/2024/04/13/complexo-de-vira…om-personalidade/

Redes sociais:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/3XndtmwOchqnEKqVjUQHJs

Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/88548202
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxoHyi8YCNIEyidYlrriDkQ
Instagram: https://www.instagram.com/complexo.de.vira.lata/
Facebook: https://www.facebook.com/bandacomplexodeviralata/


Voodoo Drummer (Grécia)

Voodoo Drummer é um duo sediado na Grécia e formado por dois artistas sonoros: Christos Koutsogiannis e pelo Stavros Parginos. Os dois instrumentos fundamentais são a bateria e o violoncelo, respectivamente. Há diversas participações especiais neste álbum de estreia, igualmente com instrumentos pouco comuns, ao menos na cultura musical dos cânones.

“HellaS Spells” é o título do álbum e apresenta 9 faixas, nas quais a criatividade e a inspiração sonora helênica está presente. Cada faixa é a mostra de uma criação única e envolvente, repleta de histórias e exploração sonora da música grega e que fundam sua existência.

Enfim, somente a audição de Voodoo Drummer é capaz de nos mostrar os caminhos que nos levam à Grécia. E como eles se definem: são nove feitiços rituais:

  1. PINK FLOYD EM 7/8 / JOHN COLTRANE (Set The Controls… por RogerWaters / “A Love Supreme”), com ADRIAN STOUT (THE TIGER LILLIES) Serra, TASOS PAPAPANOS, Baixo.

  1. ARISTOPHANES' FROGS (Christos Koutsogiannis), com MARTYN JACQUES (THE TIGER LILLIES) Voz, BLAINE L. REININGER (TUXEDOMOON) Violino.


  2. DRUNK DIONYSUS (Christos Koutsogiannis), com MAMADOU DIABATE no Balafon

  1. BACCHAE (Christos Koutsogiannis)

  1. REBETIKO (GIORGOS BATIS) “Gyftopoula” / “Boufetzis”

  1. ELF DANCE (MOONDOG)

  1. YOMO’S DREAM (Stavros Parginos)

  1. ERIK SATIE EM 7/8 / MILO MOU KOKKINO (Gnossienne nº 1 / Tradicional)

  1. AS BUKOWSKI SAID (Christos Koutsogiannis), com guitarra por LOUISIANA RED, narração de MARTYN JACQUES (THE TIGER LILLIES).


Mixagem: KOSTAS TSIOLIS

Masterização: YIANNIS CHRISTODOULATOS (SWEETSPOT PRODUCTIONS)

Faixas 4, 5, 6, 7, 8 Gravação e mixagem por KOSTAS TSIOLIS

Gravações adicionais:

Faixas 1 e 3: PANOS TSEKOURAS (TOP FLOOR STUDIO)

Faixa 2: ANASTASIOS C. KATSARIS (SMALLSTAGE PRODUCTIONS)

Faixa 2: bateria gravada por DIMITRIS GRIGORIADIS

Faixa 9: THEODORE MANOLIDIS (AEOLIA STUDIOS)

LOUISIANA RED (RIP): Gravado no JOHN ANGELATOS’ RED ROOSTER STUDIOS 2011

MAMADOU DIABATE gravado por CARLOS PINO-QUINTANA, em Viena, Áustria.

Fotos por: NIK NAK STUDIO

Redes:

https://www.youtube.com/@voodoodrummer

https://www.instagram.com/voodoo_drummer/

Mais sobre Voodoo Drummer:

https://commusica.com.br/2022/07/19/voodoo-drummer-traz-um-som-unico-em-releitura-de-pink-floyd/

https://commusica.com.br/2022/10/19/voodoo-drummer-e…-mamadou-diabate/

https://commusica.com.br/2024/04/26/voodoo-drummer-v…o-primeiro-album/

Vinheta oficial: Luiz Novo Rock

Apresentação: Tuca

Rádio Expedição CoMMúsica

commusica.radio.br

Informações e participação: expedicao@commusica.com.br

Para participar do Sons da Resistência, a banda deverá enviar 3 ou mais músicas, release atualizado, capa, fotos e links de suas redes sociais. Quem desejar retornar ao programa, é só enviar material e incluiremos.

#apoiomútuo #autogestão #conhecimentocompartilhado #expediçãocommúsica #rádioexpediçãocommúsica