Thaíde apresenta o single "O Meu Nome Não É Xande" na Rádio Expedição Commúsica
Rapper é constantemente confundido com Xande de Pilares e transformou essa história em samba Entrevistamos Thaíde e o bate papo vai ao ar na sexta-feira de carnaval, 28 de fevereiro, a partir das 18h, na Rádio Expedição CoMMúsica
RÁDIO EXPEDIÇÃO COMMÚSICA
2/26/20253 min ler


Thaíde, um dos nomes mais icônicos do rap nacional, mergulha em seu primeiro samba com o lançamento do single "O Meu Nome Não É Xande", lançado sexta-feira, 21, esquentando o Carnaval. Inspirado em situações reais e carregado de humor e autenticidade, o novo trabalho destaca o carisma e a versatilidade do artista ao explorar uma nova sonoridade, sem perder sua essência. A faixa é a terceira a anteceder o álbum inédito do artista, intitulado “Corpo Fechado, Mente Aberta”. .
A música nasce a partir de um equívoco que vem acontecendo na vida de Thaíde, sendo constantemente chamado de Xande de Pilares em diversas ocasiões. “Perdi as contas de quantas vezes já me confundiram com o Xande de Pilares. No começo, eu achava engraçado, mas chegou um momento em que a coisa ficou tão séria que pensei: caramba! Daqui a pouco, não vão mais acreditar que meu nome é Thaíde”, brinca o artista.
A ideia de transformar essa vivência em música veio de Ana Preta, empresária, cantora e esposa de Thaíde. O resultado é um samba repleto de histórias verdadeiras e boas risadas. Para trazer o projeto à vida, Thaíde contou com o talento de Peu, renomado músico de samba, e com a colaboração de grandes sambistas apresentados por Dexter, parceiro de longa data do rapper.
O clipe oficial da faixa, lançado na segunda-feira, dia 24, foi gravado durante a primeira edição do Samba do Thaíde, evento que marcou a estreia do rapper no universo do samba. A gravação aconteceu no Dois Dois, espaço cultural recreativo de fomento à cultura popular, trazendo um ambiente autêntico e vibrante para esse momento especial. O clipe tem direção de Pretto Nascimento e direção de produção de Agnaldo Melo de Souza "Latino".
O videoclipe está disponível no canal do artista em: https://youtu.be/jG9_vQdAl-A?feature=shared
Longe de ser uma crítica, “O Meu Nome Não É Xande” é uma homenagem à criatividade e ao bom humor, além de uma forma de celebrar a música brasileira em todas as suas vertentes. Thaíde reforça seu respeito e admiração por Xande de Pilares, acrescentando mais um capítulo à sua trajetória como um dos artistas mais relevantes e inovadores da cena.
E ainda! Logo após a gravação do clipe, Xande pegou uma carona com o rapper e juntos os cantores deram um rolê pela noite paulistana, o passeio será exibido no quadro “Na Madrugada com Thaíde”, no programa Melhor da Noite, na Band TV, nesta quinta-feira, 20, às 20h30. O programa também fica disponível no Bandplay.
Confira a letra de O Meu Nome Não é Xande
Vamo que vamo que o som não pode parar!
Nome da Obra: O meu nome não é Xande
Letra:
Cara gente estranha,
que não conhece o meu trabalho,
não quero meter o malho,
mas tenho que registrar.
Meu cabelo estiloso, é riscado, não é trança, mas é Afro, pra fazer, dá trabalho, tenho orgulho em usar. Por isso me confundem com o Alexandre
O meu nome não é Xande
Essa confusão é um fato constante
O meu nome não é Xande
Sei que nossos talentos não são tão distantes
O meu nome não é Xande
Pode até parecer, que estou sendo arrogante
Mas meu nome não é Xande
Outro dia, uma moça dentro do avião, chegou cheia de convicção, se achando a dona da razão, (que que houve?) pagou mico demais. Me disse; seu disco em homenagem ao Caetano, é oque tô escutando, confesso que to adorando, mas eu não encontro no Spotify. Respondi, vou fazer uma revelação que, com certeza já fiz antes, não achou o disco, e nem vai encontrar, porque o meu nome não é Xande
Sou fan do Pilares, talento gigante
O meu nome não é Xande
Herança Africana, com traços gritantes
O meu nome não é Xande
Pra quem me odeia e pros simpatizantes
O meu nome não é Xande
Pra todo planeta e seus habitantes
O meu nome não é Xande
Aumento o volume dos alto-falantes
O meu nome não é Xande.
Quer fazer uma foto?
Me pergunta antes
O meu nome não é Xande
Espero não estar sendo exorbitante
O meu nome não é Xande.
Concordo que nós dois somos bem semelhantes
Mas meu nome não é Xande
(Conversa)
Pode crê, pode crê! Pessoal, isso é só uma brincadeira, tá? É uma honra ser confundido com o Xande de Pilares, mas tudo que é demais, estraga.
Um dia, eu estava num evento, e uma moça quis fazer uma foto comigo, é claro que fiz. Ela virou pra mim e disse; adoro seus pagodes!Aí não, né! E todo dia me confundem com ele. Por isso, fiz esse som pra quem não me conhece, saber que meu nome é Thaíde, o meu nome não é, Xande.
Esse som tem o peso de um elefante
O meu nome não Xande
Quero ouvir de novo,
mais forte que antes
O meu nome não é Xande
Esse samba é raiz, e não tem dissonante
O meu nome não é Xande
Pra todos adultos, também pros infantes
Mas meu nome não é Xande
Vamo que vamo que o som não pode parar!
Confira a entrevista com Thaíde, na edição 114, do programa Sons da Resistência: