Valência = 2 homens + 1 cooler, texto inédito de Michelle Ferreira, estreia no IBT
Comédia dramática, estrelada por Victor Bittow e Rodolfo Amorim, propõe reflexão sobre a amizade e a masculinidade contemporâneas. A comédia entra em cartaz dia 24 de outubro e vai até 30 de novembro. Texto de Michelle Ferreira.
PALCO COMMÚSICA
10/20/20253 min ler


A amizade genuína entre dois homens é colocada em pauta pela comédia dramática Valência = 2 homens + 1 cooler, texto inédito escrito e dirigido por Michelle Ferreira, que tem sua temporada de estreia na sede do IBT - Instituto Brasileiro de Teatro, de 24 de outubro a 30 de novembro, com apresentações às sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h.
Na trama, Juno Mangue (Victor Bittow) e Patrick Heffer (Rodolfo Amorim) são dois grandes amigos. Na adolescência, vivem sob o mesmo código moral e compartilham interesses em comum num país que parecia ter um futuro brilhante, assim como eles.
Mas o tempo passou e, quando se dão conta, são homens de meia idade, confusos e ressentidos. Agora, Patrick está doente e precisa urgentemente de um transplante de rim. Seu melhor amigo se oferece como doador. Mas eis que por trás do ato de solidariedade de Juno, surge uma dúvida: e se fosse ao contrário? Patrick faria isso por ele?
Valência é um jogo escrito para dois atores que representam diferentes arquétipos masculinos. Nessa partida ganha quem provar, para os espectadores e para si mesmo, a versão verdadeira dos fatos. Por isso Juno e Patrick disputam, palavra a palavra, autoridade sobre a realidade, até que são desafiados a praticar a empatia de forma concreta. E para isso precisam literalmente ficar um no lugar do outro.
“Embora o amor romântico seja muito mais celebrado, a amizade é uma das relações humanas mais reveladoras. Despida de outros interesses, arroubos ou compromissos de sangue, a amizade nos coloca diante da escolha radical de amar alguém que nos lembra constantemente quem somos de verdade. Mas até onde podemos ir por um amigo? Daríamos a ele um pedaço de nós mesmos?”, questiona a autora e diretora Michelle Ferreira.
Michelle Ferreira (autora e diretora)
Atriz, dramaturga, roteirista e diretora. Formada pela Escola de Arte Dramática - EAD/USP, foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do CPT, com coordenação de Antunes Filho, por oito anos. Indicada ao Prêmio Shell de melhor dramaturgia pelo espetáculo "Os Adultos estão na Sala", também é autora dos espetáculos "Bárbara", solo de Marisa Orth, e “A Última Entrevista de Marília Gabriela”.
Rodolfo Amorim (ator)
Ator formado pela Escola de Arte Dramática - EAD/USP e pela Faculdade Paulista de Artes. Integrante do Grupo XIX de Teatro, onde atuou nos espetáculos “Hygiene”, “Arrufos” e “Teorema 21”. Desde 2014, pesquisa a presença do ator e o teatro autobiográfico com o diretor Antônio Januzelli, o Janô, com quem desenvolveu o solo “Galo Índio”.
Victor Bittow (ator)
Ator formado pela Escola de Arte Dramática - EAD/USP, é um dos fundadores do grupo As Olívias, com quem desenvolveu diversos projetos para teatro, internet e televisão. Atuou nos espetáculos “Vitaminas”, com o Núcleo de Pesquisas do Grupo XIX de Teatro, "Os Médios", com a Má Companhia Provoca; e "Riso Nervoso" e "Mulher, Imagina!", com As Olívias (texto e direção de Michelle Ferreira).
Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Michelle Ferreira
Elenco: Rodolfo Amorim e Victor Bittow
Assistência de direção: Sofia Jesion
Direção de movimento: Fabiano Nunes
Figurinos: Marianna Armellini
Desenho de luz: Cesar Pivetti
Trilha sonora / desenho de som: Eric Budney
Produção: Fani Feldman
Sinopse
"Valência = 2 homens + 1 cooler” conta a história de um homem que precisa urgentemente de um transplante de rim. Seu melhor amigo se oferece como doador, mas o que parecia ser somente um ato de compaixão se torna estopim de uma crise de consciência e de um acerto de contas de uma amizade de mais de 30 anos.
Serviço
, de Michelle Ferreira
Temporada: 24 de outubro a 30 de novembro de 2025
Às sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h
Sessões extras: 17 e 24/11, segundas-feira, às 20h
IBT - Instituto Brasileiro de Teatro - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 277, Bela Vista
Ingressos: gratuitos (distribuídos 1h antes na bilheteria do teatro)
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Capacidade: 60 lugares
Acessibilidade: Teatro é acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida