O álbum foi inteiramente escrito por Rimano G.N., produzido e gravado no estúdio niteroiense Tomba Records em que o emecê interpretou todas as canções. Fã de Bezerra Da Silva e Jay-Z, homenageou ambos na faixa dois* deste extended play além de exaltar a imponente Ponte Rio-Niterói no refrão da faixa sete. Um fato curioso é que *"Quebra de Silêncio", naquele mesmo ano, tocou no Dubmission Radio Show, da rádio pública norte-americana WYEP-FM.
Desde seu conceito original, o projeto apresenta uma mistura interessante de hip-hop, dancehall, afrobeat, maracatu, embolada, spoken word (poesia declamada) com influência de música popular brasileira e ritmos latino-americanos e caribenhos. Desse amálgama musical surge o caliente tropical bass como uma forma de expressão a colocar a América do Sul no mapa dos sons que reverberam pelo mundo.
Catorze anos depois... Po-Du está de volta divulgando "Libertino", uma verdadeira pedrada musical que acerta com efeito na batida vibrante do ragga-reggae. Com produção de Gusnob DeSaints e Paulo Xytake, a faixa foi gravada, mixada e masterizada no 360K Estúdio (São Gonçalo - RJ). A letra fala de um jovem indisciplinado, que negligencia deveres e obrigações, seduzido pela vida bandida.