Rinas Francisco aborda inteligência artificial e saúde mental em nova faixa
Esta nova faixa é uma potente reflexão sobre o cenário atual e os desafios pessoais enfrentados pelo artista
A sonoridade do single reflete uma abordagem direta e sem rodeios, afastando-se da subjetividade que marcou trabalhos anteriores de Rinas
São Paulo, 19 de setembro de 2024 - A Marã Música tem o prazer de anunciar o lançamento do mais novo single do cantor e compositor Rinas Francisco, “Positivo e Operante”, que chega às plataformas digitais no dia 20 de setembro.
Esta nova faixa é uma potente reflexão sobre o cenário atual e os desafios pessoais enfrentados pelo artista. “No fim do ano passado eu estava com muita esperança sobre o futuro e as possibilidades proveitosas que ele pode oferecer. Finalizei 2023 com projetos, sonhos e conquistas. Dei início em 2024 e, na medida em que os dias iam se passando, as ‘vivências’ foram ‘quebrando as minhas pernas’ e destrinchando tudo o que havia planejado. Fui assaltado duas vezes, acabou a banda que construí, guerra, dengue, desemprego, Silvio Santos... eram tantas as derrotas, que somente pensando ‘Positivo e Operante’ é que trouxe uma consciência do fim do mundo", explica Rinas.
A sonoridade do single reflete uma abordagem direta e sem rodeios, afastando-se da subjetividade que marcou trabalhos anteriores de Rinas. “Durante toda a minha trajetória sonora eu construí sons que agradecem os ouvidos dos gênios. Hoje não mais! Ando pelo caminho do meio."
O processo de composição foi marcado por uma colaboração inesperada. “Com a música pronta, letra e melodia, eu precisava gravar a ideia em um estúdio. Foi então que me lembrei do André Fortunato, durante o Festival de Música de Poá de 2023, em que ganhei como ‘Melhor Performance’. Conversamos sobre a possibilidade de gravarmos juntos. Quando cantei pela primeira vez a canção para ele, nem precisei mostrar as outras que irão entrar no álbum, ele já quis gravar e logo surgiram novos caminhos para a música.”
A inspiração para a letra surgiu em um momento de dificuldade pessoal. “Na semana em que sofri o meu segundo assalto, em menos de um mês, eu já estava me sentindo um ‘contribuinte’ para a associação de assaltantes de São Paulo. Foi quando a minha mãe me alertou dizendo que pensar positivo é o melhor caminho para trazer coisas boas para a vida – foi assim que vomitei ‘Positivo e Operante’.”
Rinas está ansioso para o lançamento e já começa a preparar o público para o clipe, que será lançado em 27 de outubro, às 21h, em seu canal oficial no YouTube. “Para a criação deste clipe, eu fui para Biritiba-Mirim, no meio do mato do mato, onde montamos os materiais de gravação.”
Com uma trajetória marcada por diversas bandas e estilos, Rinas começou sua carreira como escritor e transformou suas poesias em canções. Hoje, ele se destaca como artista solo com uma abordagem única e inovadora. Seu álbum mais recente, “Com os Pés no Chão”, é um projeto intimista que reflete a dor e a introspecção pós-pandemia.
Para mais informações e para ouvir “Positivo e Operante”, acesse as plataformas digitais a partir de 20 de setembro.
CONFIRA A LETRA DE "POSITIVO E OPERANTE"
E então do que adianta ter um diploma na parede,
Se hoje em qualquer rede,
Você pode ser mais um.
Peguei meu professor sendo o meu médico e o meu frentista,
Eu já nem sei quem é o que,
Mas quem é que liga?
Se tudo é tão democrático e normal,
Se todo mundo aqui é perfeito e igual,
Viva a harmonização facial.
Ai perco o controle e ligo a TV que me empurra um tal de especialista,
Que me explica tudo,
Minha conta, minha vida.
Eu já nem sei quem sou agora tenho que saber quem eu vou ser,
A previsão no escuro,
Todo mundo vai CLT.
E me diz três pontos positivos teus,
Quais são os valores e os meus,
Contrato,
Aperta o meu que eu aperto o seu.
É o PJ.
Contudo, eu não posso dizer mais nada,
Porque aqui eu sou só um cantor independente,
Mesmo com crise, roubo, banda e guerra,
Eu ainda tenho que vir me comprovar,
Pra dizerem que eu não passo de um jovem,
Alternativo, de Poá, rockeiro, underground,
irreverente.
Olha como ele é irreverente.
Enquanto aqui me gritam que a minha tristeza é fruto do pecado ateu,
Eu desconfio,
Que ando pagando o boleto que não é meu.
Enfim estamos no final do mundo, reze, ore, faça o que quiser,
Chega ou força que dá,
Salve-se quem puder.
E pego o celular, faço um comentário que dói,
Tomo um dorflex e vou dormir como herói,
Fim do tempo,
Cada um que cuida de si e é nois.
É nois.
Ah, mas eu até que eu falei um tiquinho,
E já tô cansando de tanta saúde mental, inteligência artificial, inovação, militante,
E como minha mãe diz que o bem sempre atraí o bem,
Então eu tenho que fazer nada, nada, ir tudo e além,
Se o segredo é pensar positivo,
E operante.
Tô exausto!
Sobre Rinas Francisco:
Em tempos mambembes com direções caóticas e olhares arcaicos, Rinas Francisco surge em seu novo projeto solo “Canções de Ninar o Fim do Mundo” e apresenta seu álbum com canções autorais. No palco desde 2018, o cantor discorre agora sob um cenário mais popular - eis então um angu com vitrola, espelhos, flores, doce de abóbora e inteligência artificial. A nova velha e tal qual Música Popular Brasileira que dança na corda bamba e sem sombrinha. O emblemático músico independente que depende de espaços e ouvidos abertos. O sarcasmo demodê - o clichê do clichê do clichê do clichê…
As canções abordam temas como amor, saudade, existencialismo, esoterismo e ironia.
Redes Sociais Rinas Francisco
Instagram