MENU
MIS realiza bate-papo com artista e curador
Eventos
Publicado em 06/11/2023

MIS realiza bate-papo com artista e curador na última semana da exposição Nova Fotografia 2023

Fotógrafo João Medeiros conversa com o curador Ronaldo Entler no dia 8 de novembro, sobre a mostra Eu nem faço rap (que integra a segunda parte da exposição Nova Fotografia 2023, em cartaz até o dia 12.11). Grátis

 

 

 

 

O Museu da Imagem e do Som promove, como programação paralela à exposição Nova Fotografia 2023, conversas entre artistas e curadores do projeto. Nesses encontros, o público tem a oportunidade de entender as diversas etapas de concepção de uma das exposições que compõem o Nova Fotografia, da inscrição na convocatória à exposição finalizada, incluindo curiosidades sobre toda a etapa de produção. 

 

O último bate-papo da edição 2023 acontece no dia 8 de novembro, quando o fotógrafo João Medeiros conversa com o curador Ronaldo Entler sobre o processo de curadoria para a série Eu nem faço rap. O evento acontece às 19h, no Espaço Maureen Bisilliat, no térreo do MIS - instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

Eu nem faço rap – por Ronaldo Entler: "João Medeiros tem intimidade com o rap. Assina uma coluna numa publicação especializada em que discute a cena nacional e internacional do hip-hop e acompanha, com sua câmera, diversos expoentes brasileiros. Mas faz questão de dizer: "eu nem faço rap". Afinal, é jornalista e fotógrafo; não é músico. No entanto, essa negação conduz a uma pergunta: ele não faz rap, mas do que o rap é feito? Nem todas as respostas estão aqui, mas estas fotos permitem uma constatação: ele é feito também de imagens. O que coloca em dúvida aquilo que foi negado: João Medeiros não faz música, mas há algo do rap que ele ajuda a construir. As imagens tornam-se cruciais para uma cultura colocada à margem dos discursos hegemônicos e que, quando representada, está sempre sujeita aos estereótipos. Porque elas são uma intervenção política num espaço que se constrói espremido entre a invisibilidade e olhares míopes."

Sobre o artista e o curador

João Medeiros (Juiz de Fora, MG, 1996) é artista visual e jornalista com especialização em cultura. Em sua pesquisa artística, a juventude negra brasileira é o tema que articula uma diversidade de meios de expressão, entre eles, a escrita, a fotografia documental e a videoarte. O retrato, o acesso ao lazer e as relações familiares são seus principais interesses. No jornalismo, produz sobre música popular contemporânea e novas mídias.  

Ronaldo Entler (São Paulo, SP, 1968) é pesquisador e crítico de fotografia, mestre em mltimeios (IA-Unicamp), doutor em artes (ECA- USP) e pós-doutor em cinema (IA-Unicamp). É professor dos cursos de comunicação e de artes da FAAP. Desenvolve pesquisas no campo da estética e das teorias da imagem, orienta e acompanha projetos de artistas visuais. Foi editor do site Icônica, é autor do livro de contos Diante da sombra (Confraria do Vento, 2018) e colunista do site da revista Zum.

 

Sobre o Nova Fotografia

Desde 2011, o programa anual Nova Fotografia seleciona, por meio de convocatória, seis trabalhos de artistas promissores, que se destacam pela qualidade e inovação. Além das exposições, que ganham um acompanhamento curatorial individual, esses projetos também passam a fazer parte do acervo físico e digital do MIS.

Os trabalhos selecionados são expostos em duas etapas, com três mostras fotográficas em cada - a primeira parte da edição deste ano foi realizada nos meses de agosto e setembro. Nesta segunda seleção da temporada 2023, que fica em cartaz até o dia 12 de novembro, o público do MIS pode conferir as séries: Luz da manhã, de Tayná Uràz; Eu nem faço rap, de João Medeiros; e Vênus como mirada, de Val Souza. O acompanhamento curatorial ficou a cargo de Nancy Betts, Ronaldo Entler e Carolina Lauriano. 

 

O Núcleo de Fotografia tem como patrono Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Telium, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.

 

 

Bate-papo | João Medeiros e Ronaldo Entler

Data: 08.11, às 19h  

Local: Espaço Maureen Bisilliat (Expositivo térreo)

Ingresso: gratuito  

Classificação: livre  

 

Exposição | Nova Fotografia 2023 - Parte 2  

Local: Espaço Maureen Bisilliat (Expositivo térreo) 

Período: de 26.09 a 12.11.2023  

Ingresso: gratuito  

Classificação: livre

 

 

 

Endereço - Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158 - São Paulo - SP

Mais informações: www.mis-sp.org.br

 

 

 

Imagem da exposição "Eu nem faço rap", de João Medeiros, que integra a mostra Nova Fotografia 2023 - Parte 2 (crédito: Lucas Mello_MIS)

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online